Quantcast
Channel: Grasiele.com » Teatro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

“Ao som de um piano blues”– Festival de Teatro de Curitiba

$
0
0

Depois de muita batalha e sofrimento, eis que mais um festival acaba, sei que mal comentei no blog sobre ele, muito menos sobre a minha peça, mas é que realmente foi quase sufocante fazer tudo isso. Mas valeu a pena! Quero agradecer publicamente a todos que foram nos prestigiar, espero que ano vem possamos mostrar o quanto evoluímos como artistas. Vou deixar aqui registrada a crítica que recebemos, é muito bom quando somos reconhecidos pelo nosso trabalho.

Obrigada a todos que foram nos prestigiar :)

 

18

Um bonde chamado desejo

Na tarde deste último sábado (6), o Auditório Brasílio Itiberê foi palco da penúltima apresentação de “Ao Som de um piano Blues”, espetáculo que faz parte da mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba. A peça, que originalmente foi montada para ser um trabalho de conclusão do curso de artes dramáticas, do Colégio Estadual do Paraná, não teve patrocínio ou venda de ingressos – a entrada é gratuita. Dirigida por Jaqueline Valdívia e estrelada por Rafael Luz, Grasiele Schroeder, Fabio Godoy, Maria Line, Carol Rosa e Franklin Guanais, o drama baseia-se na peça de Tennesee Willians “Um bonde chamado desejo”, pela qual ele recebeu o Prêmio Pullitzer de 1947. Em dezembro desse mesmo ano, a peça estreou na Brodway e foi estrelada por Marlon Brando e Jessica Tandy.

“Ao Som de um Piano Blues” conta a história de Blanche Dubois, uma mulher desiludida e decadente, que sai do interior e vai à Nova Orleans para encontrar sua irmã Stella. Ao chegar, Blanche se depara com um ambiente urbano e com o apartamento de apenas dois cômodos de sua irmã, o que a choca. Stella é casada e espera um filho de Stanley, um polonês rude e, em certos momentos, até violento. Blanche entra em atrito com a personalidade de Stanley e Stella se vê num impasse: ficar ao lado da irmã, ou do marido?

O pequeno palco do Auditório Brasílio Itiberê ficou ainda menor com a ótima interpretação dos atores curitibanos. Grasiele Schroeder dá vida à Blanche e, com todo o drama e a intensidade que a personagem merece, provoca nos espectadores emoções que variam desde a raiva até a piedade. Rafael Luz interpreta Stanley de maneira exímia, deixando todos da plateia encolhidos em suas poltronas com as reações impulsivas e rudes de seu personagem.

No cenário, que representa o pequeno apartamento de Stella, há um piano localizado no canto, passando a primeira impressão de que não fará nada mais do que ceder à trama sua trilha sonora. Porém, o drama é quebrado quando os personagens interagem, de maneira até cômica, com aquele que está tocando o piano. Durante um de seus acessos de raiva, Stanley se dirige ao pianista: “E você pode parar de tocar isso daí!” roubando da plateia algumas gargalhadas. Num momento de depressão, Blanche, embriagada, também puxa o pianista para dentro do cenário e pede para ele tocar uma música, novamente provocando o riso da plateia. Mesmo sendo um elemento neutro dentro do cenário, o piano, que dá nome à peça, pode até ser considerado um dos personagens.

Rafael Luz conta, em entrevista ao Teia Notícias, sobre o processo de montagem da peça. “A falta de patrocínio não foi um problema por já estar tudo pronto. Como a peça já estava montada por ser o trabalho de conclusão de curso, a nossa professora Jaqueline Valdívia teve a ideia de inseri-la no festival. Eu me inspirei no meu tio para interpretar Stanley”, conta o ator. Grasiele Schroeder conta ter visto as outras versões da peça, já Rafael Luz diz não ter visto nenhuma delas “para não misturar as ideias”. Sobre a repercussão e a resposta do público, os atores dizem ter sido positiva. “A média de público foi boa, o auditório estava quase lotado todos os dias”, falou Rafael Luz.

Ao fim, o ator pediu um minuto de atenção dos espectadores, pedindo para quem assistiu ao espetáculo recomendar aos amigos. “Quem gostou, recomende para os seus amigos. E quem não gostou pode recomendar para algum inimigo também”, brincou. Na saída, havia uma caixa para quem quisesse ajudar doando alguma quantia.

Fontes: http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/festivaldecuritiba/conteudo.phtml?id=1360981 e http://www.teianoticias.com/2013/04/07/um-bonde-chamado-desejo/

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images